BELO HORIZONTE É DESTAQUE MUNDIAL EM GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Publicado em 21/12/2012

Capital mineira é a única cidade da América Latina e uma das oito do mundo a fazer parte de uma publicação que seleciona experiências inovadoras no setor.

Belo Horizonte é uma das oito cidades do mundo e a única da América Latina a fazer parte da “Going Green - How cities are leading the next economy”, publicação da Escola de Londres de Economia e Políticas Sociais (Reino Unido), do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Global Green Growth Institute, o Instituto de Crescimento Global Verde (Dinamarca), que selecionaram experiências inovadoras e sustentáveis da chamada “economia verde”. Foram identificadas políticas públicas sustentáveis em mais de 90 cidades em todo o mundo e a capital mineira foi escolhida graças à gestão de resíduos sólidos realizada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Além de Belo Horizonte, a publicação traz também as experiências de políticas públicas adotadas em Hong Kong (China), Estocolmo (Suécia), Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Cope­nhagen (Dinamarca), Dur­ban (África do Sul) e Portland (Estados Unidos) nas áreas de geração de energia e reciclagem por meio dos resíduos, urbanismo e transporte, construções sustentáveis e uso de energias renováveis no transporte público. As experiências selecio­nadas se utilizam de ferramentas que promovem o desenvolvimento urbano por meio de atitudes sustentáveis, gerando benefícios econômicos, ambien­tais e so­ciais. O programa de coleta seletiva de Belo Horizonte teve destaque por priorizar a parceria com as cooperativas de ca­tadores de materiais recicláveis, promovendo inclusão social com geração de renda. “Mais que divulgar o programa da SLU para o mundo, a escolha do nosso trabalho é um reconhecimento do esforço que a Prefeitura vem fazendo na gestão de políticas públicas sustentáveis”, afirmou o superintendente de Limpeza Urbana, Eduardo Hermeto.

Todo o material recolhido na coleta seletiva é destinado para as associações/cooperativas de cata­dores e trabalhadores com materiais recicláveis, integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte. A SLU também providencia estruturas (aluguel, construção, reforma de gal­pões) para a triagem de reci­cláveis e cursos de qualificação profissional para os trabalhadores dos galpões de reciclagem.

A apresentação do Modelo de Gestão dos Resíduos Sólidos do Município, feita pela chefe do Departamento de Programas Especiais da SLU, Aurora Pederzoli, durante o Congresso Mundial do Iclei, realizado em junho em Belo Horizonte, permitiu à Escola de Londres de Economia e Políticas Sociais (LSE), vinculada ao Iclei e ao Instituto de Crescimento Global Verde, conhecer a experiência de Belo Horizonte e se interessar pela sua divulgação como boa prática a ser replicada em outras localidades. Este é um exemplo de como o Congresso Mundial do Iclei contribuiu para dar visibilidade às boas práticas do município. Na visão do secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, a realização do congresso e o destaque que o prefeito Marcio Lacerda teve durante a Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro, apresentaram o compromisso de Belo Horizonte com a sustentabilidade ao mundo. “A partir de agora teremos mais oportunidades de cooperação, propiciando ações estratégicas nesta área”, disse.

O programa de gestão de resíduos de BH, além de levar serviços de limpeza urbana para a população, conta ainda com programas inovadores entre os quais o de reciclagem de resíduos da construção civil, o de geração de energia elétrica por meio do bio­gás, o de compostagem de resíduos orgânicos e a coleta seletiva de papel, plástico, metal e vidro, entre outros. Segundo Aurora Peder­zoli, o principal objetivo de disseminar a experiência de Belo Horizonte consiste em contribuir para que outras administrações municipais implementem suas políticas de gestão de resíduos sólidos.

Congresso do Iclei

O Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade é a maior associação de governos locais trabalhando pela sus­tentabilidade no mundo, lançada há mais de 20 anos. Os mais de 1.200 governos locais membros da rede estão hoje em 84 países. Belo Horizonte, a primeira cidade da América Latina a receber o Congresso Mundial do Iclei, se tornou durante quatro dias um verdadeiro centro de debate ambiental para a comunidade local e internacional. O evento, conhecido como o Rio+20 das cidades, reuniu na capital entre os dias 14 e 17 de junho de 2012 prefeitos de diversos municípios, gestores públicos, especialistas e membros da comunidade acadêmica para trocar experiências e pensar o papel dos municípios no desenvolvimento sustentável do planeta.

No balanço final, mais de 1.400 participantes de cerca de 80 países debateram soluções e expuseram políticas públicas sustentáveis implantadas com sucesso em nível local. O evento foi o primeiro a receber o Selo Evento Sustentável, oferecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Fonte:DOM

Avaliação atual: 5