CISBRA avança na gestão associada

O Consórcio Intermunicipal da Região do Circuito das Águas (CISBRA) de São Paulo está avançando com a gestão associada de resíduos para atender os 12 municípios consorciados (Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti.).

No dia 05 de fevereiro de 2015 ocorreu o pregão presencial na sede do CISBRA para contratação de empresa para a execução de serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos de serviços de saúde dos grupos A, B, e E. O diagnóstico de resíduos sólidos do Plano Cidades Limpas identificou valores da prestação destes serviços de até R$ 19,00 por kg. A gestão associada possibilitou a negociação desse valor para R$ 6,50 por kg, unificando a prestação e os custos deste serviço entre os municípios consorciados.

No dia 17 de julho de 2015 foi realizado outro pregão presencial na sede do CISBRA, desta vez para a contratação de empresa para a execução de serviços de beneficiamento de resíduos da construção civil. A empresa vencedora deste processo irá prestar um serviço para todos os doze municípios associados, iniciando um reaproveitamento de resíduos da construção civil que até então ocorria de forma pouco significativa nos municípios.

Outro avanço significativo para o Consórcio é o projeto que será beneficiado por uma cooperação bilateral entre Brasil e Coreia do Sul para a construção de 12 Ecopontos. O Plano Cidades Limpas, que estabelece metas para o manejo diferenciado no horizonte de 20 anos, prevê a implantação de 34 Ecopontos (25 Ecopontos e 17 Ecopontos simplificados). Com o recurso de 600 mil dólares desta cooperação bilateral e o Ecoponto em funcionamento no Município de Socorro, será implantado 38% da rede prevista. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de julho de 2015 e as atividades terão início em agosto de 2015.

A gestão associada entre os municípios possibilita saltos efetivos para um manejo diferenciado com valorização dos resíduos e sustentabilidade econômica.

Avaliação atual: 5