DAE/SCS lança hotsite da consulta pública do PMGIRS

Publicado em 18/03/2013

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul lançou, nessa semana, o hotsite da consulta pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que encontra-se em fase final de elaboração, sendo que neste momento é divulgado com a finalidade de receber comentários e sugestões on-line. Também é apresentado para dar subsídios à população na 2ª Conferência Pública, que será realizada pelo DAE/SCS no próximo dia 2 de abril, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Centro).

Para participar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico oficialwww.daescs.sp.gov.br/residuos-solidos. O hotsite traz a versão preliminar do plano na íntegra, seção de perguntas e respostas e área para envio das colaborações. "Estamos reforçando a comunicação com faixas e painéis espalhados pela cidade, além do site e redes sociais", garante o diretor geral da autarquia, Welington Kalil.

O PMGIRS é coordenado pela Divisão de Resíduos Sólidos do DAE/SCS, em parceria com a Prefeitura, de acordo com as leis federais nº 11.445/07, que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), e nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). São instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

"Por meio de processo democrático de discussão com toda a sociedade civil, pretende-se compor um plano que atenda aos anseios dos diversos setores sociais e econômicos do município, envolvendo toda a sua população organizada nesse diálogo, contribuindo, acima de tudo, para a gestão sustentável dos seus resíduos sólidos e para a melhoria da qualidade ambiental sulsancaetanense", conclui Kalil.

O objetivo é traçar um diagnóstico da situação atual e indicar o planejamento para os próximos 20 anos sobre a responsabilidade compartilhada do lixo urbano municipal, atendendo as obrigações legais e visando garantir a eficiente segregação, acondicionamento, coleta, transporte, reciclagem, reaproveitamento, tratamento e destinação final adequada dos resíduos sólidos advindos das mais variadas fontes.

Fonte: Comunicação DAE/SCS

Atualmente não avaliado