São José dos Campos começa a implantar seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

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Desde dezembro de 2015, São José dos Campos tem um PMGIRS atendendo integralmente a legislação nacional do setor.

Um grupo especial de trabalho e uma comissão da Sociedade Civil participaram de todo o processo de diagnóstico e definição de diretrizes, estratégias e metas, por meio de oficinas de planejamento realizadas entre 2014 e 2015. Técnicos da I&T assessoram todo o processo, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMEA) e implementado pelo Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan).

Hoje cerca de 90% dos resíduos domiciliares gerados na cidade são levados ao aterro sanitário; com a implantação do Plano, em 20 anos apenas 16% terão esse destino, sendo todo o resto aproveitado pela compostagem dos resíduos orgânicos e reciclagem dos resíduos secos. Além disso, outros resíduos hoje depositados indevidamente no aterro serão desviados, ficando seu destino final em instalação privada a cargo das empresas geradoras.

A iniciativa já vem sendo implementada por meio de projetos pilotos.

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