São José dos Campos - Compostagem na Vila Terezinha.

(0 comments)

Alinhada ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, moradores do Bairro Vila Terezinha participaram da Oficina de Compostagem promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria do Meio Ambiente.

Realizada no dia 21 de novembro de 2015, a Oficina ministrada por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da I&T, teve o intuído de munir os moradores com conhecimentos mínimos para construção de composteiras e prática de compostagem local em pequena escala.

Foi construída uma composteira com caixas plásticas como solução de baixo custo a fim de ser facilmente replicada no bairro. Após a construção da composteira, os moradores realizaram a mistura de resíduos orgânicos com folhas secas e preencheram a primeira carga. A composteira que atenderá 20 pessoas foi instalada na casa de Dona Sueli, que ficou responsável por seu manejo.

Cumprindo uma das principais metas do Plano, de promover a compostagem, reduzindo consideravelmente a quantidade de lixo aterrado na cidade a iniciativa pretende fazer com que os moradores se sintam responsáveis por seus resíduos, desde sua geração, tratamento, até a retirada do composto orgânico para utilização das hortas comunitárias. A prefeitura já está levando o piloto para condomínios, escolas e órgãos públicos.

Clique aqui para visualizar a matéria completa.

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional